
Estudantes de 5ª a 8ª série do Colégio UNIESP participaram de uma excursão ao Parque Estadual Morro do Diabo em Teodoro Sampaio, acompanhados das docentes de geografia e história, Ivete Satiko Kochi e Rosângela Tucunduva, respectivamente.
A vegetação que ocupava toda essa região foi destruída pelo desmatamento e ocupação humana. O que restou encontra-se preservado no Morro do Diabo em uma área de 34 mil hectares
Os alunos subiram o morro por uma trilha e alcançaram o ponto mais alto que fica a aproximadamente 600m de altitude. Durante a caminhada, os monitores explicaram aos estudantes sobre as espécies animais e vegetais existentes no local.
Cerca de 800 mico-leões-pretos (espécie ameaçada de extinção), vivem protegidos nesse parque, juntamente com macacos-prego, bugios, onças-pintadas e outros animais.
A excursão fez parte da comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Na ocasião, os discentes puderam conhecer a riqueza da reserva, que ainda abriga características do ecossistema original.
De acordo com a docente Ivete Kochi, é muito importante despertar a consciência ecológica e da atual situação ambiental de nosso planeta . “O estudo de campo foi mais uma oportunidade para o aluno vivenciar melhor a realidade da Terra”.
Segundo a professora Rosângela Tucunduva, o momento de maior expectativa e apreensão dos alunos foi quando, descendo o Morro, depararam-se com vários macacos bugios. “Para muitos, este foi o primeiro contato com a fauna e flora nativa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário